10 de março de 2011

A evolução dos controles de videogame


Redes sociais de nicho



Recentemente fiz o curso do Conroado Adolpho, o Treinamento Google Marketing. Foram 12 horas intensas durante um final de semana.

Durante o treinamento, Conrado comentou diversas vezes sobre redes sociais de nicho. Ao final do curso, ele enviou a relação destas redes sociais devidamente comentadas, que reproduzo neste post.

Redes Sociais de Nicho:

www.patientslikeme.com - rede social para pacientes com doenças diversas. O site promove a discussão e a troca de experiências. Se Nick Nolte conhecesse essa rede, o filme Óleo de Lorenzo seria bem diferente.

www.dikajob.com.br/ - rede social voltada para o mercado farma.

http://laboratree.org - voltada para cientistas e, segundo eles próprios, um local para experimentação, investigação, observação, colaboração e qualquer outra coisa relacionada à ciência.

www.eunoenem.com.br/ - rede social para estudantes que vão prestar Enem.

www.livemocha.com - para pessoas que querem aprender um novo idioma. A maior comunidade online de estudo de idiomas.

www.meusparentes.com.br - rede com o intuito de reunir familiares e construir a sua árvore genealógica de maneira colaborativa.

www.bymk.com.br - rede voltada para moda em que os membros podem montar seus looks e expor suas criações.

http://kigol.com.br - para amantes de futebol (o que quase não existe no Brasil).

www.flixster.com - para amantes de cinema.

http://maisquereceitas.com.br - para amantes da gastronomia, reunindo, inclusive, vários chefs.

www.autores.com.br - rede para pessoas que gostam de escrever poderem trocar informações e ideias sobre arte. Com ela, é possível você apresentar seus textos para outras pessoas analisarem e comentarem, e até fazer contatos profissionais, vendendo suas obras. 

www.blackplanet.com - esse serviço se tornou mais conhecidos durante as eleições presidenciais americanas, devido ao fato de Barack Obama ter ingressado também nessa rede. Essa rede é exclusiva para pessoas negras poderem trocar informações, fazer amigos, compartilhar talentos ou simplesmente se divertir. Lá podem ser compartilhados vídeos, músicas, imagens e discutir sobre variados temas. 

www.qype.com.br - surgiu com a ideia de usuários poderem avaliar bares e restaurantes. Com a aceitação do serviço por parte dos usuários, a rede se expandiu e começou a avaliar todo tipo de local: hotéis, boates, clubes, parques e diversos outros tipos de lugares, divididos por categorias. 

www.moviemobz.com - serviço para discussão sobre filmes. O site tem diversos filmes cadastrados, com a ficha técnica, sinopse, trailer. As pessoas podem marcar o filme com várias tags como "gostei", "quero ver" e outras. Além disso, podem escrever sua opinião e dar notas. Existem grupos também nessa comunidade para discussão de determinados gêneros e outros assuntos relacionados. 

www.vampirefreaks.com - comunidade virtual sobre a cultura gótica. Os usuários podem se comunicar, participar de grupos de discussões, adicionar vídeos e imagens. Há uma área do site só para falar sobre bandas e grupos góticos. 

www.cardomain.com - portal colaborativo sobre automobilismo. Cada usuário pode adicionar fotos de seus carros, geralmente tunados, para serem avaliados pelos outros usuários. Além disso, podem compartilhar notícias, vídeos e trocar informações sobre peças e marcas. 

www.yubliss.com - rede de autoajuda para pessoas, se baseando em mitos e contos. Os usuários podem se comunicar entre eles, e atualizam seu humor por uma barra intuitiva, que de acordo com sua decisão, mostrará uma frase motivadora. 

■  www.casapro.com.br - serviço exclusivo para pessoas que trabalham nas áreas de arquitetura, decoração ou alguma área relacionada. Aqui, poderão ser postados fotos dos projetos desenvolvidos pelas pessoas, funcionando como um portifólio que poderá gerar contatos comerciais. 

www.orangotag.com - rede social para fãs de seriados em TV. Aqui as pessoas marcam quais séries assistem, e podem utilizar como controle pessoal, marcando quais episódios já viu ou ainda precisa ver. Assim, o site fornece número de pessoas que assiste a série, quantas já viram cada episódio, além de um espaço para resenhas e discussões.

www.purevolume.com - um site aos moldes do MySpace. É uma rede social e ponto de encontro para quem gosta de música e para os artistas, principalmente os independentes. 

www.whitelabeldating.com - rede social para feios (!).

www.guidu.com.br - rede social para baladeiros.
Há também uma iniciativa bem interessante de uma rede social de código aberto, awww.joindiaspora.com/, que teve contribuição até de Mark Zuckerberg (do Facebook).

Essas são só algumas das redes que são focadas em um segmento, poderia citar centenas de outras, porém, vou lhe indicar um verbete da Wikipedia que trata justamente disso e traz uma lista de redes sociais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_redes_sociais

Há duas redes sociais que considero essenciais para quem tem um negócio B2B no Brasil e tem como foco pequenas e médias empresas ou micro e pequenas empresas:

A rede da revista PME Exame, http://revistapme.ning.com/, é uma rede que não está muito movimentada – movimentar uma rede social dá trabalho à beça – mas é excelente para conhecer os contatos que precisa fazer com empresas passíveis de serem clientes. Principalmente no mercado das PMEs, que é extremamente pulverizado. Há também a comunidade do Itaú, o www.comunidadeempresas.com.br

Para as pequenas empresas, há uma rede da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios -http://rede.empresas.globo.com/.

Há ferramentas para você montar sua própria rede:

■ Buddy Press - http://buddypress.org/

■ Crowd Vine - www.crowdvine.com/ 

■ Kick Apps - www.kickapps.com/ 

■ Snapp Ville - www.snappville.com/ 

■ Populy – www.populy.com 

Se observar essas duas últimas redes comentadas, verá que elas tem um ponto em comum: estão montadas sobre uma plataforma chamada "Ning".

O Ning é uma plataforma que possibilita a sua empresa montar uma rede social de maneira relativamente fácil. O Ning está para as redes sociais assim como o Wordpress está para os blogs (com a diferença de que o Ning era gratuito, e atualmente é pago).

Há diversos outras plataformas disponíveis para você montar sua rede social, muitas inclusive de código aberto como a www.elgg.org/ (em PHP em MySQL) que é uma das mais famosas, ahttp://lovdbyless.com/ (desenvolvida em Ruby on Rails), a www.socialgo.com/, a http://wall.fm/ e várias outras. 

Veja várias alternativas ao Ning no post: http://bit.ly/gdNkqr