31 de agosto de 2011

A sociedade moderna existiria sem as interfaces gráficas?

A Interface Gráfica de Usuário, concebida originalmente nos laboratórios do Xerox PARC, em Palo Alto, na Califórnia, durante a década de 1970 e popularizada pela Apple desde o lançamento do Macintosh em 1984 habita hoje a mediação da sociedade moderna.

Podemos afirmar, sem hesitar, que vivemos em uma sociedade mediada pelas interfaces. Ao usar um simples telefone celular estamos interagindo com uma interface, que pode ir do simples ao complexo, dependendo do aparelho que está sendo utilizado.

Marshall McLuhan publicou em 1967 um livro que, apenas pelo seu título, já fazia com que o leitor pensasse que o mundo está mudando. O livro é o incrível The Medium is the Massage: An Inventory of Effects, que popularizou a frase O Meio é a Mensagem. Mas nos dias de hoje, onde está a mensagem? Em qual meio?

Voltemos então a questão das interfaces. Onde elas estão? Não estão justamente entre um sistema computacional, repletos de operações binárias e um usuário, um ser humano que está interagindo com um sistema e recebendo mensagens deste sistema? Podem ser mensagens de erros, acertos, e-mails, posts, twitts, SMS, operações bancárias e o que mais aparecer por ai nos próximos anos.

O usuário é o Senhor da Mensagem e o Doutor da Audiência e Dominador da Interface. Agora imagine um mundo sem interface e apenas linhas de comando. Um mundo movido a MS-DOS... como seria a simples operação de retirada de dinheiro em um caixa eletrônico? C:\saque.exe [enter], CPF [enter], agência e conta [enter], digite o valor [enter] e não esqueça de pressionar Esc ao sair. Seria uma loucura e as transações baseadas na web não existiriam. Aliás, a web como conhecemos hoje, sem a interface gráfica, não existiria. Seriam apenas linhas de comando e uma "web textual".

A professora Dra. Gisele Beiguelman já afirmou há algum tempo: "a interface é a mensagem", pois nos dias atuais, tudo passa por uma interface. E hoje podemos afirmar novamente: vivemos em uma sociedade mediada pelas interfaces. E mais: não existe mundo [digital] sem as interfaces [gráficas ou não]. Ou existe?

A pergunta que fica é: a sociedade moderna existiria sem as interfaces gráficas?

2 comentários:

  1. Alan Brambila31.8.11

    Se "brisarmos" um pouquinho num futuro médio prazo onde as coisas seriam feitas com comandos cerebrais, a interface gráfica na verdade deixaria de existir. O que me faz pensar que de certa forma a interface gráfica por si só já é um tipo de barreira.

    ResponderExcluir
  2. Viveríamos então no Holodeck?

    ResponderExcluir