30 de agosto de 2011

Criada máquina de esculpir em 3D da LEGO



O equipamento foi inventado por diretor da Zoom e em um mês alcançou aproximadamente 500 mil visualizações no Youtube.

Uma máquina construída inteiramente de LEGO que esculpe, com a ajuda de uma broca, um rosto, uma peça ou qualquer coisa em 3D que a imaginação conceber. Essa é a Fresa CNC, a mais nova criação do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ZOOM, Arthur Sacek.

Construída em 40 horas - prazo que inclui a criação da montagem com as peças de LEGO e a programação, que faz com que a máquina se movimente e passe a esculpir a imagem, a fresadora ou máquina de fresagem conquistou aproximadamente 500 mil visualizações no post oficial do Sacek no Youtube e alcançou o título de um dos vídeos visto no último mês na área de ciência e tecnologia.

Projetada para esculpir materiais fáceis de desgastar, como, por exemplo, as esponjas florais – um produto que retém água e conserva as plantas por mais tempo- a criação desta nova montagem de LEGO representou um grande desafio até mesmo para o experiente Sacek. “A situação-problema desta criação foi transferir os dados de um programa 3D para o bloco de LEGO NXT, isto é, como mandar as informações de uma figura tridimensional para o bloco programável. Mas, no final, deu tudo certo.”, explica o diretor.

Há dez anos trabalhando na ZOOM, empresa que representa com exclusividade a LEGO® Education no Brasil, Sacek diz que cresceu junto com a ZOOM. “Sempre gostei e brinquei muito de LEGO quando era criança. Com 16 anos, desenvolvi, com a ajuda de outros alunos da escola, o meu primeiro projeto para uma feira de ciências: uma ‘fábrica’ de LEGO que embalava chicletes com caixinhas de fósforo; já no ano seguinte, desenvolvemos algo mais elaborado: um robô de LEGO capaz de jogar Jogo da Velha. Desde aquela época, comecei a trabalhar com a ZOOM e estou aqui até hoje”.

O diretor explica também que qualquer jovem que estude com as soluções de aprendizagem da ZOOM | LEGO Education e conheça o funcionamento do bloco programável NXT, pode montar a máquina de fresa, sem dificuldades. “É só uma questão de se esforçar e ir atrás da informação. Nos dias atuais, procurar por soluções em lugares diferentes, pensar por outros pontos de vista e buscar informações que estejam “fora da caixa”, certamente, são os pontos que fazem a diferença”, conclui Sacek.

Nenhum comentário:

Postar um comentário