2 de junho de 2010

Tecnologia Aplicada à Educação

Por Marcos Telles | www.dynamiclab.com

PowerPoint
O exército americano está proibindo apresentações em Powerpoint por entender que sua linearidade distorce a complexidade das estratégias mostradas. A Microsoft criou um add-inn chamado PptPlex, de operação extremamente simples, que viabiliza apresentações não lineares. Infelizmente, a Microsoft parece não estar interessada nesse produto pois ele pode ser baixado gratuitamente mas você, não raro, não consegue instalá-lo. Mesmo assim, vale apena tentar. O PpptPlex lembra muito o Prezi mas este só funciona online e você precisa pagar para poder manter suas apresentações sem acesso público.
 
Facebook
Zack Whittaker postou em seu blog [28-4-2010] a informação de que o Facebook e outras redes sociais não apagam dos servidores os conteúdos que você postou mesmo quando você manda que eles sejam deletados; não só eles ficam lá como são acessáveis via hotlinks.
 
Calçadas Gerando Energia
A cidade francesa de Tolouse vai instalar calçadas que produzirão eletricidade suficiente para alimentar a iluminação local; a nova tecnologia permite captar a energia do movimento dos transeuntes.
 
Novo Classmate
Os adversários são fortes e esgrimem argumentos poderosos: tanto os que acham que os e-readers vão acabar com os netbooks quanto os que pensam exatamente o contrário.
O fato é que o novo Classamte Conversível da Intel é uma máquina a ser analisada. Fomato de tablet, usabilidade aprimorada, softwares interessantes, tela maior e expectativa de 8,5 horas de bateria.
 
Multitasking
Tornou-se padrão dizer que uma característica básica da Geração Y é fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O que se tem discutido menos é se isso deve ser estimulado ou deve ser corrigido baseado na idéia de que é impossível dar atenção a muitas coisas simultaneamente.
 
Twitter na Escola
As estatísticas dizem que jovens não gostam do twitter. Eles aprendem a usar a ferramenta rapidamente mas não se interessam por seu uso. Pense nisso se você está considerando a adoção do twitter em sua escola.
 
Barreira de Laptops
O professor universitário tem mais um concorrente nas salas de aula: as telas que se escondem atrás da barreira de tampas de laptops levantadas nas mesas. Sente-se na última fila e veja o que acontece. Alguns buscam notícias e emails; outros apenas deixam suas máquinas ligadas e, ocasionalmente, checam informações dadas pelo professor e outros dedicam-se a tarefas totalmente alheias à aula; uns poucos até poderão estar tomando notas da aula. Smartphones também são usados para alguams dessas tarefas. Uma corrente propõe o banimento dos laptops; outra diz que, mesmo sem laptops, só boas aulas conseguem atrair a atenção dos alunos e pedem que os laptops fiquem. Isso remete a velhos princípios andragógicos: se o aluno não tiver a percepção de que o conteúdo da aula é importante para ele, ele viaja com ou se laptop; e quem poderá censurá-lo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário