19 de março de 2012

Seminário: aplicativos x privacidade

Para presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP, Renato Opice Blum, ainda falta clareza sobre a política de privacidade em boa parte dos aplicativos

 Um levantamento recente divulgado pela Nielsen aponta que as vendas de smartphones no Brasil cresceram 179% em 2011 em relação ao ano anterior. Segundo os dados, o recuo de 33% no preço contribuiu para o aumento nas vendas. Impulsionado pela popularização dos smartphones e tablets, o mercado de aplicativos lança dezenas de novidades a cada dia a fim otimizar a vida dos usuários desde o trabalho até o lazer.

Entretanto, esses programas abrem espaço para a apropriação indevida de dados, bem como outras ações que comprometem a privacidade dos usuários. Para debater o tema, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza o seminário “Aplicativos x Privacidade”, no próximo dia 21 de março.

 O presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP, Renato Opice Blum, ressalta que com popularização das plataformas móveis e o uso de aplicativos cresce também o número de programas que podem oferecer riscos aos usuários em relação a privacidade. “O problema é que muitos desses aplicativos não deixam claro quais serão os dados coletados”, alerta.

Segundo ele, é preciso enaltecer as discussões em torno da política de privacidade do segmento em geral. “Com a atual dependência dos sistemas móveis é preciso debater até onde vão as responsabilidades de desenvolvedores de aplicativos e usuários, e como se proteger”, complementa Opice Blum. Participam do evento, Renato Opice Blum e Rony Vainzof, presidente e vice-presidente do Conselho de Tecnologia da Informação da FecomercioSP, e Francisco Cruz Maldonado, representante da Express Apps.


Serviço Aplicativos x Privacidade
Data: 21 de março de 2012
Horário: das 10h às 12h
Local: FecomercioSP 
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285, 3º andar, Bela Vista – São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário