3 de setembro de 2010

Estilo ABNT para o Zotero

Estou testando o Zotero. Parece um grande sistema, principalmente para quem orienta trabalhos acadêmicos.

O que é Zotero

É um sistema gratuito e aberto de banco de dados de bibliografia, tipo End Note, que está se espalhando rapidamente na comunidade acadêmica mundial. É constituído por:
  1. Um site gerenciador onde se criam grupos de trabalho e se compartilham bibliografias.
  2. Um plugin para Firefox, onde se cadastram e editam as bibliografia (adicionando-se links, notas, screenshots etc)
  3. Plugins para BrOffice e para MS Word por onde se inserem as referências e as bibliografias.
Como funciona
  1. Primeiro, você se cadastra no site. Depois, pode criar grupos para compartilhar bibliografia com colegas e orientandos.
  2. Depois, ao pesquisar na internet ou offline, pelo plugin do Firefox você registra bibliografias, adiciona notas (como citações, por exemplo), screenshots de páginas internet e outros detalhes. (Veja imagem 1 em anexo. Plugin marcado em vermelho)
  3. Ao redigir seu trabalho científico, você insere referências bibliográficas e bibliografias no editor de texto, já formatados conforme dezenas de estilos de citações (Veja imagem 2 em anexo). Achei o estilo ABNT em http://www.zotero.org/styles. Procure "ABNT" na página e clique em "Install".
  4. Ao mudar o estilo de citação no plugin, todas as referências mudam automaticamente para o novo estilo, no editor de texto. Ótimo para quem envia trabalhos ao exterior. Não precisa reformatar tudo.
É necessário ter instalado o Java Oracle, com os plugins para o navegador. Veja como instalar Java em Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário