30 de junho de 2011

Curso de Extensão na PUC-SP: Redes Sociais, Colaboração e Mobilidade



A imensa disponibilidade de recursos para a produção, reprodução e difusão de bens imateriais nos sistemas informacionais contemporâneos tem criado questionamentos que envolvem a função das redes sociais, a noção de colaboração e seus fundamentos socioculturais e filosóficos, bem como questões relacionadas à mobilidade.

A ampliação do uso cotidiano desses dispositivos tecnológicos exige uma reconfiguração dos fundamentos conceituais para estabelecer novos parâmetros para aquilo que se compreende sobre as redes sociais online, bem como a sua influência no mundo offline.

As atuais práticas criativas na Internet são fluidas e verifica-se no meio digital uma cultura que cria suas próprias regras de conduta e convivência.

Analisar as repercussões desta cena, bem como suas consequências, contribuirá para estimular a reflexão sobre a prática profissional de todos aqueles que atuam nas redes informacionais, questionando aspectos como proteção, inclusão, exclusão e colaboração.

Objetivos do curso: capacitar os alunos a atuarem na produção e disseminação do conhecimento através das redes sociais digitais, compreendendo sua prática no âmbito das peculiaridades da colaboração nas redes.

Mais informações como corpo docente, horários e valores, no site da COGEAE / PUC-SP.

8 de junho de 2011

Educação e tecnologia: nem tudo são flores


Esta semana me deparei com a charge acima. Confesso que não sei se chamo de charge, tira, quadrinhos... mas faz parte de uma nova onda nascida na internet, essa carinhas que possuem os mais diversos significados. Elas são chamadas de meme faces. Cultura de internet em sua mais pura essência. Confesso que vi, li e achei levemente engraçado. Mas na verdade fiquei muito preocupado.

Fiquei preocupado pois a tecnologia está entrando cada vez mais nas salas de aula (antes tarde do que nunca) e se o professor não a usar de forma inteligente e como sua aliada, poderá acabar virando piada, como mostra a situação retratada acima.

A tecnologia em sala de aula vem para complementar o conteúdo apresentado pelo professor, dinamizar sua disciplina e aproximar o aluno do aprendizado usando as ferramentas que ele já está acostumado.

Mas... o professor precisa se preparar e mostrar que sabe onde está pisando, pois a tecnologia evolui muito rápido e todos nós já sabemos disso.  Ela evolui e nossos alunos acompanham esta evolução. Cabe ao professor ligar a antena. Pode parecer cruel, mas é a mais pura realidade.

Em sala de aula uso blogs, Twitter, Flickr, YouTube, e-mail e sobretudo, o Moodle. Nos dias de hoje o Moodle é o melhor software para gerenciar o conteúdo de uma disciplina.  Mas nem todo o conteúdo precisa estar no Moodle.

Com raras excessões, aceito trabalhos impressos. A grande maioria dos trabalhos entregues pelos meus alunos estão em blogs, Flickr e YouTube. E gerencio esse grande volume de informações no Moodle. Costumo dizer que não consigo pensar mais minhas aulas sem este excelente LMS.

Duas aplicações práticas para o uso do Moodle

• Entrega de arquivos: se grande parte dos alunos produzem seus trabalhos em Word e PowerPoint, não é preciso deixá-los que imprimam seus trabalhos apenas para gastar papel. Basta usar o recurso de entrega de arquivos do Moodle. É rápido, fácil de usar e seguro;

• Fórum para discussões: assuntos discutidos em sala de aula podem ganhar um grande aprofundamento e continuarem em casa, fora do ambiente escolar. E a melhor ferramenta para isso é o fórum de discussões. A Geração Y está muito acostumada a este tipo de recurso.

Apenas estas duas aplicações já podem causar um grande impacto do uso da tecnologia em sala de aula por motivos simples: alunos poderão entregar seus trabalhos de casa, em qualquer horário. Assuntos trabalhados em sala de aula podem ser aprofundados em discussões no fórum.

Em educação e tecnologia, nem tudo são flores, mas se o professor estiver preparado e à vontade com as novas tecnologias de informação e comunicação, colherá bons frutos dentro e fora da sala de aula.

David de Oliveira Lemes (@dolemes) - É professor da PUC-SP e da FMU. Editor do GameReporter e GameOZ. Consultor na área de educação e tecnologia.